top of page

O método T.E.M.P.O.™ para começares a AGIR

Sempre que questiono as pessoas, sobre o que elas gostariam de ter nas suas vidas para viver com mais realização pessoal, as respostas que obtenho são:


- Preciso de começar a agir e parar de procrastinar

- Preciso de vencer as desculpas e começar a fazer

- Preciso de ter coragem para ultrapassar o medo e avançar nos meus projetos


Mas, apesar das pessoas saberem o que precisam de ultrapassar, alguma coisa acontece e elas continuam a não fazer o que era suposto. Continuam a procrastinar.


Normalmente este acontece por 2 razões: medo das consequências das decisões que vão tomar e por preferirem o prazer do conforto do presente, em troca do conforto no futuro.


Falei sobre este tema no vídeo que publiquei recentemente no meu canal de youtube, que podes ver aqui 👇🏻👇🏻


Mas deixa-me dizer-te uma coisa...é NORMAL teres estes medos e procrastinares. Também me acontece. É a forma do nosso cérebro nos tentar proteger, seja para nos mantermos confortáveis seja para pouparmos energia.


Contudo, isso faz com que continuemos a procrastinar e a manter-nos na nossa zona de conforto, sem avançarmos para os nossos objetivos.


Para combater a procrastinação, recentemente fiz uma pergunta a mim próprio que me ajudou a chegar ao Método T.E.M.P.O™ e que hoje venho partilhar contigo.


"O que me faz agir, mesmo quando tenho medo e tento manter-me na zona de conforto?".


E a resposta foram os cinco factores que fazem parte do Método T.E.M.P.O™:


1 - (T)iming

2 - (E)moção

3 - (M)omento

4 - (P)artilha

5 - (O)rganização


Explicando cada um dos pontos, teremos algo assim...


Um dos grandes factores que nos faz agir ou procrastinar, tem a ver com o TIMING no qual nós decidimos fazer as coisas. Por vezes queremos adquirir um novo hábito, como começar a treinar, mas colocamos esse momento num TIMING que vai ser difícil de cumprir. Um exemplo típico é escolher a hora de almoço, nos casos onde é apenas uma hora de pausa, para ir treinar. Basta haver um pequeno atraso e....o treino fica para amanhã. O mesmo acontece quando as pessoas decidem treinar antes de ir para o trabalho. Não tem mal nenhum com isso, não me interpretem mal (até porque eu prefiro treinar bem cedo). Contudo, se a pessoa tem o hábito de se deitar tarde, agendar o treino logo pela manhã, não será um bom TIMING. E assim que o despertador toca...lá estão elas a carregar no "adiar" e...o treino fica para amanhã. E o mesmo acontece quando sabemos que, ao final do dia vamos estar cansados mas, mesmo assim, decidimos agendar o nosso treino após um longo dia de trabalho. Basta haver um cansaço extra e...o treino fica para amanhã. Mas lembra-te, o amanhã é o dia do preguiçoso e um mau TIMING não te vai ajudar.


Qual a solução? Deves conhecer o teu TIMING. E o TIMING tem a ver com a força de vontade. Como sabes, a força de vontade é como um músculo. Quanto mais o treinares, mais forte fica. Contudo, quando treinas em demasia um músculo, ele também fica cansado. Por isso, o melhor TIMING é quando o músculo da força de vontade ainda não está cansado. E ai, só tu sabes qual será o melhor TIMING para ti.


O "E" vem da palavra EMOÇÃO. Sempre que tiveres alguma coisa para fazer ou uma decisão a tomar, basta colocares estas duas questões: "Como me vou sentir depois de FAZER o que tenho para fazer agora?". E a outra questão é: "Como me vou sentir se NÃO FIZER o que tenho para fazer agora?". E, consoante a resposta que obténs, saberás o que deves fazer. Por exemplo, sabes que deves comer saudável mas à uma parte de ti que quer comer aquele bolo ou aquele salgado que está a chamar por ti. Ao colocares as questões que fazem parte desta estratégia, verás que a melhor decisão vai ser obvia para ti.


O "M" é referente à estratégia MOMENTO 3..2..1. Esta estratégia é a mais pragmática de todas. Sempre que tens alguma coisa diz para ti "3...2...1..." e começa a fazer de imediato o que tens para fazer. Não podes dar espaço ao teu cérebro para inventar desculpas...porque ele vai tentar fazê-lo! Imagina que precisas de ir ao banco tratar de alguma coisa que já andavas para tratar à muito tempo mas, por algum motivo, decides sentar-te no sofá (MAU TIMING!! - estratégia (T)), começas a ficar mole...nesse momento aplica a estratégia 3...2...1 e levanta-te. Não deixes a tua mente agarrar-te na armadilha do conforto.


A estratégia PARTILHA (P) ajuda-nos a relembrar o poder do compromisso. Quando eu era Personal Trainer, o principal motivo que levava as pessoas a contratarem os meus serviços, depois do objetivo de treino, era por ter a "obrigatoriedade" de não falhar ao compromisso que tinham marcado comigo...a hora de treino. Este fenómeno acontece em todas as áreas da nossa vida. Por vezes dizemos que sim a uma reunião, que na realidade não era assim tão importante mas, como temos o compromisso, apesar de preferirmos não ir, lá vamos nós. O ponto fundamental neste fenómeno é que o compromisso com os outros é muito mais forte do que o compromisso connosco próprios. Não queremos falhar com os outros, mas permitimos falhar connosco próprios. É fácil eu escrever na minha agenda que vou ler a determinada hora e, falhar o compromisso. Mas se eu tiver uma hora marcada de leitura com alguém, mesmo que não me apeteça, eu vou aparecer e fazer. Então é importante usar este mecanismo a nosso favor e começar a PARTILHAR as coisas que vamos fazer com alguém que nos vai "cobrar" por isso. Pode ser um amigo, a esposa, o marido, um colega de trabalho, um post nas redes sociais. Independentemente da forma que escolhas, PARTILHA o que vais fazer com alguém. E verás que, ao PARTILHARES esse compromisso com alguém, não irás falhar.


Por fim, o "O" de ORGANIZAÇÃO não se refere à organização típica da nossa agenda. Refere-se sim a visualizarmos o nosso dia mentalmente e, perceber quais são os momentos onde poderemos perder o foco daquilo que temos para fazer. Por outras palavras, esta ORGANIZAÇÃO é para nos ajudar a prever as dificuldades que vamos ter durante o dia, sobre algum objetivo que tenhamos. Um exemplo que posso usar, são as marmitas que eu levo para o escritório com comida saudável. Sempre que o faço, mesmo que me apeteça ir ao restaurante comer algo mais prazeroso (previ a dificuldade), o facto de eu ter ORGANIZADO o meu dia e prever esta dificuldade, permite-me entender que, se eu não levar a marmita, facilmente procrastino em relação ao meu objetivo de comer de forma saudável. O mesmo pode acontecer quando queremos poupar mais dinheiro. Se vais ao shopping e és aquela pessoa que gasta muito dinheiro e não te ORGANIZAS de forma a prever as dificuldades, facilmente o teu objetivo de poupar, ficará em segundo plano. Então, uma estratégia que podes usar é não ires ao shopping (a mais radical). Contudo, não somos assim tão radicais e, poderás ir ao shopping mas, com um valor definido para gastares (sem levares o cartão de multibanco). Assim, estarás a ORGANIZAR-TE de forma a prever as dificuldades que te vão desviar dos teus objetivos.


Agora é hora de agir...O que vais fazer após ler este artigo para dares mais um passo rumo aos teus objetivos? Deixa aqui nos comentários e lembra-te de partilhar este artigo com alguém que seja importante para ti.


Se ainda não o fazes, segue-me nas redes sociais e no youtube, onde partilho diariamente, os melhores conteúdos de desenvolvimento pessoal.


Lembra-te, tens tudo para viver uma vida extraordinária.



78 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Focar no resultado é o problema

Para mudar qualquer resultado o leitor precisa de entender o que é que está a acontecer na sua mente. Se mudar as ações bastasse, muito provavelmente não estaria a ler este artigo. Se o leitor procura

As 5 áreas onde deves colocar a tua energia!

Talvez tu sejas uma pessoa que neste momento está perdida e que não sabe exatamente o que quer fazer. Ou, talvez tu saibas o que queres fazer mas ainda sentes alguma resistência em começar os teus pro

O que nos impede realmente de sermos felizes?

Ser feliz traz maravilhosos benefícios para a saúde. Para além disso, conseguimos ajudar muito mais pessoas quando estamos felizes. Conseguimos ter mais recursos e soluções para os nossos desafios diá

bottom of page